Pular para o conteúdo principal

Insopitável vontade de amar



Existem alguns temas, cujos os quais não gosto de formar opinião, não por medo de me expor, mas pelo simples fato de me encontrar em constante mutação e oscilação.
Porém, hoje, enquanto escrevo esse texto, meus dedos ganham vida  própria e saem digitando sem pudor...
Espiritualidade é meu pilar central, onde me finco e me sustento. Não estou aqui para falar de religião, tão pouco evangelizar. Estou aqui pra me render,
Joelhos no chão, coração grato e mãos estendidas. Eis a postura que tento levar a vida. Não só no sentido literário da palavra, mas também numa filosofia.
Não importa no que você crê, ou se crê, seja lá como for, saber reconhecer sua pequenez perante o Universo é regra para ser feliz. Pessoas altruístas são mais felizes. Não porque são boas, mas porque enxergam mais motivos para isso. Os delas e os do próximo. Felicidade é ponto de vista, é tudo uma questão de óptica. Os motivos estão ai, vagando ao nosso redor, o tempo todo, basta percepção (e um pouquinho de esforço!) para capta-los e goza-los com magnitude.
Como esse texto é meu, eu posso dar o nome dessa força que me leva pra frente de Deus, mas você dê o nome que bem entender... Deus nada mais é que o descanso do coração. A fonte reabastecedora de energia e revitalização, Onde o grande se iguala ao pequeno, o forte ao fraco, o rico ao pobre, onde já não há distinções, somente almas, sem cores, sem sexo, sem nada, almas com suas súplicas e agradecimentos. Estar na presença de Deus, pra mim, é estar de fronte comigo mesmo e não me envergonhar, olhar os olhos de Deus é encarar minha alma de frente e não querer fugir, colocar-me aos pés de Deus, é aceitar minhas misérias e ainda assim acreditar que posso ser melhor.
Enfim,sou desprendida de templos, dogmas e imposições. Acredito (e vivo!) num Deus que faz de cada um sua morada, trazendo-nos a responsabilidade de cuidar da melhor maneira possível do seu habitat. Os céticos que me perdoem, mas minha fé é tão grande que cura, que liberta e que pode suplantar meus limites. 
Acordei com um amor estranho no peito, pelo todo, por tudo, uma insopitável vontade de ver todo mundo feliz,de pegar um pedacinho do meu coração, da parte mais bonita e entregar de mão em mão, pra propagar e germinar esse súbito sentimento lindo que pulsa aqui, e que meu amigo, é tão lindo que não vem de mim, só pode vir de cima.


Vital,V.



Comentários

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Lembra que te falei da intuição criativa que tens? Existem muito mais, e por esse texto agora sei que vc consegue captar mais coisas da "fonte". Iremos falar mais sobre isso em breve, precisamos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os queridinhos.

Eu precisava ter...

Eu precisava ter sido a última a ser escolhida para a festa junina durante toda a minha infância. Eu precisava ter tropeçado na quadra durante a educação física no último ano do Fundamental e feito todos os garotos darem risada. Eu precisava ter presenciado cenas de agressão física e moral dentro da minha casa. Eu precisava ter visto minha mãe chorar durante noites a beira da minha cama. Eu precisava ter deixado uma mala pronta no armário ao longo dos anos, caso precisasse fugir repentinamente. Eu precisava ter ouvido que eu não podia ir à casa da Vanessa, pois a mãe dela não aceitava colegas com pais separados. Eu precisava ter sido excluída da lista da festa de debutante da Dai pois não atendia ao padrão estético das outras meninas. Eu precisava ter me sentido a pior das garotas. Eu precisava ter enfiado o dedo na gargant a diversas vezes, pois tinha ódio do meu corpo e vergonha de mim. Eu precisava ter me submetido a relacionamentos abusivos por não me sentir dign

Eu chorei pelo sistema.

Uma tarde fria de um domingo qualquer. Tudo acontecia lá fora como sempre aconteceu. As horas passavam, as pessoas grassavam gozando do seu direito de ir e vir, a fome assentava, o medo imperava, a angústia antecedente a segunda adentrava, enfim... Só mais um dia “normal”. E eu chorei.     Não no sentido poético, não de forma alegórica. [ Foi literal, foi visceral] Venho chorando desde então   - dia após dia -   de forma lancinante e,  desculpem-me a sinceridade, mas um tanto quanto colérica. Eu já chorei com Homero, Virgílio e Cervantes. Também com Drummond, com Flaubert e Assis. Hoje eu choro com Coetzee, Trotsky, Amendola, Bakunin e Marx. {Choro as lágrimas de Brecht.} Choro o sangue de Spies ,Parsons, Fischer e Engel.   Choro  ainda mais pelo João, pelo Zé, pelo Sr. Pedro, pela Dona Maria, pela Luisa, pelo Oswaldo, pelo (...) . Choro pelos meus filhos – pobrezinhos - que nem gerados foram e já estão condenados a exploração. Choro pela injustiça masca

E de repente passa...

E de repente passa... A dor que esmagava o peito, tirava o ar, embrulhava o estômago, passa... A saudade que mastigava, que corroía, que desbaratinava  simplesmente passa... O medo que cegava, que infiltrava, que assombrava... Passa também! E tudo aquilo que achávamos que nos mataria, vai se esvaindo, assim, como um copo trincado que perde lentamente a água e quando nos damos conta, já está vazio. Eu me esvaziei de você e nem me dei conta. Quando lembrei de ter saudades, eu já não a tinha mais. Deve ter pulado para outro coração. A tristeza já não mora mais aqui e eu não sei de seu paradeiro. Espero que ninguém encontre. E você, que era meu tudo, simplesmente não é  mais nada. Nada além de um vazio gigante que ficou no lugar de sua partida. Não dói, não fere, nada. Só é estranho, esquisito não ter você aqui me tirando o sono. Essa paz ensurdecedora é nova, preciso me adaptar a ela, afinal, por longo período, a única coisa que conhecia de cabo a rabo era o mal que me fa