Pular para o conteúdo principal

Homens



Este texto é atual e está no auge do fervo das minhas "percepções".
Ta ai um assunto que nós mulheres nunca cansamos de pensar, analisar, estudar, julgar, dar a sentença e reconsiderar!
Em conversa com um amigo, me veio o "Insite" de algo que já havia constatado há muito tempo: Os homens são todos iguais!
Com o perdão do clichê, mas nada mais clichê do que ser homem, existem de vários formatos, cores, sabores, tamanhos e amores. Mas o jogo? Ah, meu bem, esse é imutável e previsível. O que é completamente oscilante é o nosso comportamento perante a cada um deles.

Para os homens, existem 5 estágios, em via de regra, necessários a se cumprir, quando o assunto é relacionamento:

1. Interesse

Já te adianto que essa é a melhor fase, dos estágios aqui supra citados. É rápida, intensa e será o suficiente para querer encarar as próxima fases. 
No estágio do interesse, os homens desenvolvem uma capacidade transcendente ao seu habitual, de serem amáveis. Tudo em você lhes interessa. Desde seu prato favorito a cor do seu esmalte. Suas experiências passadas e seus sonhos e planos. A roupa que você dorme e como se comporta em uma discussão. Eles querem te absorver e isso te encanta de uma tal forma, que você realmente acredita que este interesse seja de coração. Não! Não é. Ele está apenas estudando o território para dar sequência no jogo.

2. Conquista

Segunda fase, deliciosa também de viver. Eles mostram tudo o que sabem e o que tem de melhor. Seja na mente, corpo e alma. Te envolvem e cercam, passando a sensação de que não vão te soltar nunca mais. Acredite, eles soltam e logo. Como pavões se exibem e atraem suas presas e nessa fase experimentam se querem continuar o jogo ou não. Se você valer a pena, vai para terceira fase, que já te adianto,é desesperadora, do contrário, paramos por aqui mesmo.

3. Negação

Eles simplesmente negam. Tudo. Você, o sentimento, o convite, a saída, o que eles querem, o que eles pensam, quem são e o que você é pra eles.Tudo! Não sei qual a necessidade psico-fisiológica dos homens de provarem de imediato sua irredutibilidade perante diversos (quase todos) os fatos.Mas é isso que acontece, acostume-se.E isso vai ferrar com sua cabeça! E você vai perceber ai, se gosta do cara ou não. Dai pra frente, sua participação é fundamental no jogo, afinal, é a sua chateação que vai dar inicio a quarta e penúltima fase.


4- Desculpas

Fase irritante. Onde eles colocam pra fora todas as desculpas possíveis e imagináveis para reparar a sequência, quase ininterrupta de "mancadas" que eles darão. Algumas serão tão boas que você realmente achará que é sincero e que eles estão dispostos a fase 6, que raramente chega, por isso não vou nem listar aqui.

5.Decisão

Essa é a unica fase onde depende do homem em questão e de sua individualidade e os prós e contras do que viveram até então. Homens são práticos e objetivos, eles cansam dos jogos e então decidem se ficam ou se vão embora.
Se eles forem embora, já nessa altura, seu prejuízo será grande e você novamente terá de se refazer e reinventar. Exclua essa carta de possibilidades, porque nesse estágio voce já esgotou todas  e vamos em frente. Pegue seu CD do Só Pra Contrariar e ums panela de brigadeiro, ligue Antes Que Termine o Dia e após Um Amor pra Recordar e chore. Chore tudo, vista-se com a melhor roupa, ligue para aquela amiga insana e recomece sua vida.
Agora, se eles ficarem, pode acreditar, eles ficaram com o coração.Sinal que todo esse jogo exaustivo (e longo!) valeu a pena e então você poderá gozar do júbilo de um amor tranquilo, com gosto de fruta mordida. 

Só não vá enjoar! Afinal, mulheres são todas iguais...


To be Continued...

Vital, V.

Comentários

  1. Estranhei quando você me enviou a mensagem "Homens" quando disse que iria dormir e eu enviei uma mensagem no grupo. Agora sei porque.
    Concordo com você quanto aos 5 passos do sofrimento amoroso. O ego é o problema do homem, olhar só para o próprio umbigo é o que ele aprende desde cedo e é cobrado pelos demais por isso.

    Mas tem uma situação que não sei se a senhorita já vivenciou. Quando dá certo e o homem para de olhar para o próprio umbigo, o passo 1 e 2 continuam iguais.

    3. Aceitação
    Nessa fase se conhece os defeitos um do outro, e aceitam-se mutuamente suas chatices, manias,vícios e gostos destintos. Tudo Aquilo que incomoda um ao outro, e que para a conquista foi escondido nas fases anteriores agora se revela. Alguns ajustes podem ser feitos, mas não podemos mudar as pessoas, e se existe interesse e a relação inicia-se bem, ambos vão se aceitar e gostar ainda mais da companhia chata um do outro, a risada aqui sempre é bem vinda.

    4 Experiências
    Já conhecendo tudo, curtir os momentos um com o outro tem um gostinho diferente, já tendo aceitado no passo anterior, daqui em diante existe o Nós. Perceba que desde o passo 3 eu sempre falo sobre os dois, isso por que depois da conquista só dá certo se o ego de um não sobrepor o outro é caminharem juntos nas demais descobertas. A experiência é uma fase boa de ser saboreada...é o auge verdadeiro de uma relação, difícil de ser alcançada.

    A próxima fase para mim é um mistério. É a decisão assim como no seu mapeamento, porém é a decisão da evolução do namoro para a próxima fase. Tens que estar seguro!

    Essa é minha visão da coisas.

    ResponderExcluir
  2. Uma visão masculina peculiar e esperançosa para a geração!
    Escreva mais hein? É um pedido/ordem.

    Adorando isso aqui...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os queridinhos.

Eu precisava ter...

Eu precisava ter sido a última a ser escolhida para a festa junina durante toda a minha infância. Eu precisava ter tropeçado na quadra durante a educação física no último ano do Fundamental e feito todos os garotos darem risada. Eu precisava ter presenciado cenas de agressão física e moral dentro da minha casa. Eu precisava ter visto minha mãe chorar durante noites a beira da minha cama. Eu precisava ter deixado uma mala pronta no armário ao longo dos anos, caso precisasse fugir repentinamente. Eu precisava ter ouvido que eu não podia ir à casa da Vanessa, pois a mãe dela não aceitava colegas com pais separados. Eu precisava ter sido excluída da lista da festa de debutante da Dai pois não atendia ao padrão estético das outras meninas. Eu precisava ter me sentido a pior das garotas. Eu precisava ter enfiado o dedo na gargant a diversas vezes, pois tinha ódio do meu corpo e vergonha de mim. Eu precisava ter me submetido a relacionamentos abusivos por não me sentir dign

Eu chorei pelo sistema.

Uma tarde fria de um domingo qualquer. Tudo acontecia lá fora como sempre aconteceu. As horas passavam, as pessoas grassavam gozando do seu direito de ir e vir, a fome assentava, o medo imperava, a angústia antecedente a segunda adentrava, enfim... Só mais um dia “normal”. E eu chorei.     Não no sentido poético, não de forma alegórica. [ Foi literal, foi visceral] Venho chorando desde então   - dia após dia -   de forma lancinante e,  desculpem-me a sinceridade, mas um tanto quanto colérica. Eu já chorei com Homero, Virgílio e Cervantes. Também com Drummond, com Flaubert e Assis. Hoje eu choro com Coetzee, Trotsky, Amendola, Bakunin e Marx. {Choro as lágrimas de Brecht.} Choro o sangue de Spies ,Parsons, Fischer e Engel.   Choro  ainda mais pelo João, pelo Zé, pelo Sr. Pedro, pela Dona Maria, pela Luisa, pelo Oswaldo, pelo (...) . Choro pelos meus filhos – pobrezinhos - que nem gerados foram e já estão condenados a exploração. Choro pela injustiça masca

E de repente passa...

E de repente passa... A dor que esmagava o peito, tirava o ar, embrulhava o estômago, passa... A saudade que mastigava, que corroía, que desbaratinava  simplesmente passa... O medo que cegava, que infiltrava, que assombrava... Passa também! E tudo aquilo que achávamos que nos mataria, vai se esvaindo, assim, como um copo trincado que perde lentamente a água e quando nos damos conta, já está vazio. Eu me esvaziei de você e nem me dei conta. Quando lembrei de ter saudades, eu já não a tinha mais. Deve ter pulado para outro coração. A tristeza já não mora mais aqui e eu não sei de seu paradeiro. Espero que ninguém encontre. E você, que era meu tudo, simplesmente não é  mais nada. Nada além de um vazio gigante que ficou no lugar de sua partida. Não dói, não fere, nada. Só é estranho, esquisito não ter você aqui me tirando o sono. Essa paz ensurdecedora é nova, preciso me adaptar a ela, afinal, por longo período, a única coisa que conhecia de cabo a rabo era o mal que me fa