Pular para o conteúdo principal

O que é uma marca na pele, quando se tem o coração fechado de nomes, rostos, beijos e afetos?

Esses dias, em uma conversa despretensiosa sobre um caso de amor, desses que a gente para pra ouvir e se envolve sem que se note, alguém me contava sobre o tamanho de seu amor e sua entrega dentro de uma relação rompida.
Eu ouvia atentamente como tudo havia começado, discorrido e principalmente como tanto sentimento tinha se dissipado por uma sequencia de pequenos erros ordinários.
No momento auge do desabafo, surgiu uma tatuagem com o nome do tal amor; Olhos chocados, julgamentos silenciados, surgiu minha indagação: O que é a marca da pele quando se tem um coração marcado pela eternidade?
Amores vem e vão, mas cada um nos marca tão profundamente, que jamais, em tempo algum poderá ser apagado.
Olhei, sorri e entendi que aquilo era só a ponta visível a olhos nus, de um iceberg de sentimento, enraizado e completamente cheio de verdades.
Nessa linha de entendimento, fui analisando minha vida, vidas alheias, vidas que de algum modo se apresentaram a mim, e pude ver com clareza, que as pessoas não resolvem seus amores passados.
Ninguém deixa de amar! Nós acumulamos novos amores; Nosso coração é complacente e anfitrião. Vem acomodando e remanejando novos e velhos amores, trancando alguns no baú, colocado outros em redomas de cristal, mas nunca se desfazendo por completo.
Esbarrar no namorado de infância na estação de trem, sempre vai dar um nó no seu estomago e você atravessará o tempo em questões de segundos para uma dimensão já não mais real, mas que existe, afinal, você foi parar lá.
As pessoas são únicas e eternas, cada uma delas. É difícil  a aceitação de que o fato de amarmos a pessoa X, não anula ou diminui nosso sentimento pela pessoa Y. O que se deve respeitar ai, é o momento de cada uma.
Complicado viver histórias paralelas, simultaneamente. O ser humano não está preparado para isso, então organizamos sentimentos e decisões hierarquicamente de acordo com o tempo presente.
Mas meu amigo, não me diga que você removeu da sua alma seus amores antigos, pois eles são sua história, e você nada mais é do que a sequência de fatos vividos até aqui.
Não tenha medo disso, não tenha vergonha disso... Isso te torna apaixonantemente humano, e é a sua humanidade que te torna divino.
O que é uma marca na pele, quando se tem o coração fechado de nomes, rostos, beijos e afetos?
Que a cada dia, sejamos um pouco menos escravos de nossos autojulgamentos e paradoxos, aceitando-nos com toda nossa bagagem!
Somente abraçando nossos grilhões e amarras, poderemos ser verdadeiramente livres para a vida, quiçá além  dela.


Vital. V.

Comentários

  1. "Nós acumulamos novos amores", excelente frase,.
    Adoro ler seus textos, são simples e puros, me acalma.
    Leio todos. Fim de prosa, rsrsrs
    Abs

    Diony

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que bacana! Fico MUITO feliz!
      A prosa aqui não costuma ter fim :)
      Que esses textos possam sempre acalmar almas ou agitá-las!
      Volte sempre e sempre...

      Excluir
    2. Eu adoraria que vc tivesse um tempo para apreciar um dos meus textos.
      Posso te enviiar?
      Abs

      Excluir
    3. Deve!!
      Pode mandar no vick_vital@hotmail.com

      Aguardo ansiosa!
      Abs,

      Excluir

Postar um comentário

Os queridinhos.

Eu precisava ter...

Eu precisava ter sido a última a ser escolhida para a festa junina durante toda a minha infância. Eu precisava ter tropeçado na quadra durante a educação física no último ano do Fundamental e feito todos os garotos darem risada. Eu precisava ter presenciado cenas de agressão física e moral dentro da minha casa. Eu precisava ter visto minha mãe chorar durante noites a beira da minha cama. Eu precisava ter deixado uma mala pronta no armário ao longo dos anos, caso precisasse fugir repentinamente. Eu precisava ter ouvido que eu não podia ir à casa da Vanessa, pois a mãe dela não aceitava colegas com pais separados. Eu precisava ter sido excluída da lista da festa de debutante da Dai pois não atendia ao padrão estético das outras meninas. Eu precisava ter me sentido a pior das garotas. Eu precisava ter enfiado o dedo na gargant a diversas vezes, pois tinha ódio do meu corpo e vergonha de mim. Eu precisava ter me submetido a relacionamentos abusivos por não me sentir dign

Eu chorei pelo sistema.

Uma tarde fria de um domingo qualquer. Tudo acontecia lá fora como sempre aconteceu. As horas passavam, as pessoas grassavam gozando do seu direito de ir e vir, a fome assentava, o medo imperava, a angústia antecedente a segunda adentrava, enfim... Só mais um dia “normal”. E eu chorei.     Não no sentido poético, não de forma alegórica. [ Foi literal, foi visceral] Venho chorando desde então   - dia após dia -   de forma lancinante e,  desculpem-me a sinceridade, mas um tanto quanto colérica. Eu já chorei com Homero, Virgílio e Cervantes. Também com Drummond, com Flaubert e Assis. Hoje eu choro com Coetzee, Trotsky, Amendola, Bakunin e Marx. {Choro as lágrimas de Brecht.} Choro o sangue de Spies ,Parsons, Fischer e Engel.   Choro  ainda mais pelo João, pelo Zé, pelo Sr. Pedro, pela Dona Maria, pela Luisa, pelo Oswaldo, pelo (...) . Choro pelos meus filhos – pobrezinhos - que nem gerados foram e já estão condenados a exploração. Choro pela injustiça masca

E de repente passa...

E de repente passa... A dor que esmagava o peito, tirava o ar, embrulhava o estômago, passa... A saudade que mastigava, que corroía, que desbaratinava  simplesmente passa... O medo que cegava, que infiltrava, que assombrava... Passa também! E tudo aquilo que achávamos que nos mataria, vai se esvaindo, assim, como um copo trincado que perde lentamente a água e quando nos damos conta, já está vazio. Eu me esvaziei de você e nem me dei conta. Quando lembrei de ter saudades, eu já não a tinha mais. Deve ter pulado para outro coração. A tristeza já não mora mais aqui e eu não sei de seu paradeiro. Espero que ninguém encontre. E você, que era meu tudo, simplesmente não é  mais nada. Nada além de um vazio gigante que ficou no lugar de sua partida. Não dói, não fere, nada. Só é estranho, esquisito não ter você aqui me tirando o sono. Essa paz ensurdecedora é nova, preciso me adaptar a ela, afinal, por longo período, a única coisa que conhecia de cabo a rabo era o mal que me fa